sábado, 8 de maio de 2010

Sentidos sentidos

Quem disse que seria fácil? Essa pergunta me passa a ideia de que para ser bom e agradável precisaria ser constante e estável. Sinceramente, não sei por que temos essa impressão; de que felicidade é sorriso no rosto o tempo todo.
Eu posso chorar e ser feliz, posso duvidar e ser feliz, me incomodar e ser feliz, me machucar e ser feliz, cair e ser feliz, errar e ser feliz, saber da imperfeição que a vida é e ser feliz. Posso sorrir e não me sentir feliz.
Felicidade é aproveitar essa potência que nos atravessa e ao mesmo tempo de nós emana. É sentir que nenhum adjetivo faz jus às experiências da vida. É ver que não faz sentido classificar a vida em parâmetros dicotômicos. E rir do absurdo que a palavra pode fazer com nossa existência. Felicidade é justamente curtir o que escapa à palavra, é viver no indizível. Felicidade para mim é vida. Mas não racionalize, sinta.
A palavra não chega lá, não adianta. Não dá para exprimir o que pulsa na minha carne doída de possibilidades, de beleza latejante. Posso dizer apenas que há dor, da felicidade/vida que não pode ser transmitida, do sentimento-toque que não pode ser compartilhado. Daquilo que precisa furar, penetrar, atravessar e fazer-se sentir em cada um; daquilo que só se pode cercear; do processo. O que está no entre, a dinâmica. O que está por todo lado, mas em nenhum lugar. O imaterial que toca apenas os sentidos, mesmo em (e justamente por) sua impalpabilidade .
Territorialidade, rede, vida. Concerto. Eco. Harmonia.

4 comentários:

  1. há água também nos meus olhos, agora.

    ResponderExcluir
  2. Li este texto pela 1ª vez no dia 09 de maio e reli muitas vezes antes de, enfim, concluir: ESTA É A SUA OBRA-PRIMA! Tive essa sensação na 1ª leitura, mas preferi esperar um tempo para ter certeza.

    Sabe o que eu achei mais interessante? Conforme eu já te disse uma vez (quando falávamos sobre poemas), palavras não são capazes de descrever fielmente sentimentos, elas são imperfeitas, todavia, (esse é o ponto que quero destacar) elas são capazes CRIAR muitas sensações e sentimentos, como os que tenho lendo seu texto.

    Quanto à felicidade (sem querer racionalizar), o melhor de tudo é a imprevisibilidade que a cerca, o poder que ela tem de surgir de uma hora para outra e por razões que nem sempre seriam capazes de gerá-la. Digo isso porque não acho que alguém SEJA feliz, mas ESTEJA, logo, a felicidade surge e some a todo o tempo. Não dá para ser feliz o tempo todo, mas para "estar" feliz e "tentar estar" feliz (acredito que esse seja um estado mais constante, pois queremos sempre repetir aquele prazer indescritível que é sentir-se feliz, mesmo por poucos minutos).

    Felicidade não surge com a mesma facilidade que um sorriso pode surgir (sorrisos podem e são, muitas vezes, enganosos; a feliciade não), envolve muito mais do que isso. Por isso devemos estar sempre aproveitando cada segundo da vida, afinal, a felicidade pode surgir de qualquer lugar e a qualquer tempo. Precisamos sentir tudo ao máximo na vida; sentir é viver e felicidade é vida.

    Deixo uma saudação de alguém que se sente feliz neste momento.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Obrigada mesmo por esse comentário. Obra prima?! Me senti uma artista agora.

    Engraçado que eu nem ia passar por aqui, acabei apertando o link errado e deixei carregar. Aí vi um novo comentário. Interessante, porque eu precisava de lembrar dessa coisa que nos faz respirar melhor: felicidade. Porque eu estava bem pessimista e something like that, mas isso acalentou meu coração um pouquinho.

    Estranhamente, sinto-me genuinamente feliz nesta tristeza (que também sinto).

    Thank you so much.

    ResponderExcluir
  4. Essa coisa que nos faz respirar melhor? Gosto disso. E quase não adianta comentar nada depois desse epílogo.
    Sois vós, sois vós.
    Felicidade é potencial. Grande!
    ;*
    (perdoe o GRANDE! atraso)

    ResponderExcluir